Nesse espaço você encontrará informações sobre O Projeto de Extensão DESEJA e sobre o curso de extensão para professores “Drogas, Educação e Saúde nas escolas”. São projetos educativos que podem dar bons exemplos para você desenvolver em sua escola.
Projeto DESEJA
O Projeto DESEJA é uma ação de extensão que atua na formação de agentes multiplicadores para debates sobre Drogas no Ensino médio NEJA (Nova Educação de Jovens e Adultos) e Regular. A proposta é, através de formações específicas e orientações preventivo-educativas, formar um grupo de alunos que possa conversar sobre o tema com outros estudantes das escolas.
A ação surgiu em 2016, intitulada Projeto E3 (Encontro de Experiências com a EJA), e no mesmo ano mudou de nome para o Projeto DESEJA, se convertendo em uma ação extensionista coordenada pelo GT Educação e Drogas do GIEESAA, em parceria com o Colégio Estadual Professora Antonieta Palmeira (CEPAP), localizada no Colubandê, São Gonçalo. A ação é coordenada pela Professora Dra. Célia Sousa (IQ/UFRJ), também coordenadora do GIEESAA.
Atuamente, além do CEPAP, o Projeto DESEJA também acontece no Colégio Estadual Doutor Alfredo Backer, em Imbariê, Duque de Caxias. Os professores Dr. Francisco Coelho e Ms. Vinicius Costa são os Coordenadores pedagógicos das ações em ambas as escolas., respectivamente. Além disso, conta com o suporte das professoras Dra. Priscila Tamiasso-Martinhon (IQ/UFRJ) e Dra. Maria de Lourdes da Silva (EDU/UERJ) e dos demais membros do GT Educação e Drogas do GIEESAA.
Na seção de publicações aqui no site você encontra algumas produções que descrevem resultados deste projeto. Que tal levar o Projeto para sua escola e promover uma Educação sobre Drogas mais dialógica e participativa, construindo jovens críticos e preocupados com sua qualidade de vida?
Assista ao vídeo a seguir e conheça mais sobre o projeto:
O Projeto DESEJA prevê uma formação presencial para os professores que desejam realizar o Projeto em suas escolas. Mais informações sobre os cursos presenciais e on-line a seguir.
Cursos presenciais (ou adaptados via remota) sobre Drogas para Professores e demais agentes pedagógicos
Atualmente, são oferecidas aos professores e demais agentes pedagógicos dois cursos de extensão presenciais (ou adaptados de forma remota):
-
CURSO Educação sobre Drogas na Escola: caminhos possíveis – 10 ou 20 horas
-
CURSO Material educativo sobre Drogas – leitura, seleção e produção – 20 horas (prioritariamente para licenciandos e normalistas)
-
CURSO Explorando a Audiovisualidade na Educação sobre Drogas – 10 horas
Ambos os cursos são oferecidos de forma GRATUITA para os professores da rede pública de ensino mediante pedido das Secretarias Municipais ou Estaduais de Educação. Também são oferecidas para Escolas privadas e demais instituições, seguindo o mesmo procedimento.
O Curso Educação sobre Drogas na Escola: caminhos possíveis é coordenado pelo GT Educação e Drogas do GIEESAA/UFRJ/UERJ e o Curso Materiais educativos na Educação sobre Drogas – leitura e Produção- é coordenado pelo GPED/UERJ. Ambos fazem parte da rede parceira em Educação sobre Drogas no Estado do Rio de Janeiro.
Seguindo o mesmo caminho dos cursos EaD promovidos pela Fundação CECIERJ, eles buscam sensibilizar os profissionais de ensino e educação para o trabalho preventivo, desconstruindo equívocos e prejulgamentos. Centrada na Redução de danos (RD) como enfoque educativo, ela preza uma educação mais leve, sem amedrontar e aterrorizar os jovens. Sensibiliza o professor para o poder da escuta e das ações participativas, para isso refletindo em uma série de recursos pedagógicos que os docentes podem usar em sala de aula.
Toda a formação é gratuita e sem custos para a instituição requerente. Ela acontece fruto do trabalho de nosso pesquisadores e estagiários voluntários, não contando com qualquer fomento para os professores. Por esse motivo, solicitamos a parceria de transporte e um bom café para os profissionais que realizarem a formação. Afinal, eles merecem! No caso de formação de dois dias (20 h), solicitamos também o pernoite para os membros da equipe que ministrarão o curso.
Após a Pandemia de COVID-19 a equipe optou por oferecer a versão adaptada para o ensino remoto, que pode ser negociada com as gestores ou coordenadores institucionais.
Caso a sua escola deseje fornecer a formação para seus profissionais de ensino, fale conosco.
E-mail: educacaosobredrogas.com.br
Clique abaixo as ementas das respectivas formações. Dentro ou fora do Rio de Janeiro, estamos prestes a pensar novos caminhos pedagógicos para orientar os professores!
EDITAL DE SOLICITAÇÃO DE FORMACAO CONTINUADA – educação sobre drogas na escola, caminhos possiveis 2021/2022
CURSOS EaD SOBRE DROGAS PARA PROFESSORES E DEMAIS PROFISSIONAIS DE ENSINO
Os cursos de extensão sobre Drogas são cursos de formação continuada de 30 horas totalmente a distância e GRATUITOS, mediados por profissionais preparados no campo de Educação sobre Drogas. São oferecidos exclusivamente para professores de Educação básica, promovido pelo Departamento de Extensão da Fundação Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação CECIERJ).
Tais cursos fazem parte das formações do campo de prática docente, havendo atualmente 4 formações disponíveis. Elas são oferecidas de forma intercalada ao longo do ano:
- EDUCAÇÃO, DROGAS E SAÚDE NAS ESCOLAS (EDS) – 30 h
- DO BIOLÓGICO AO SOCIAL: CIÊNCIA POR TRÁS DA MACONHA – 30 h
- BASES PEDAGÓGICAS DA AUTOMEDICAÇÃO E DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS – 30 h
- EDUCAÇÃO SOBRE DROGAS: DO ALIMENTAR AO DIGITAL – 30 h
Todas as formações foram desenvolvidas pelo conteudista Professor Francisco Coelho, em parceria com outros pesquisadores do campo de Educação sobre Drogas (GPED, GIEESAA e IOC/FIOCRUZ). Os professores mediadores das formações sobre drogas são pesquisadores colaboradores do GT Educação e Drogas interinstitucional e do GPED/UERJ, atuando de forma voluntária.
Os cursos têm o propósito de construir espaços de diálogo e aprendizagem sobre o tema drogas, partindo de experiências cotidianas e concretas dos profissionais de ensino, centrado da abordagem de Redução de Danos. Buscando desmistificar os tabus em torno do assunto, é uma forma de estimular o professor a levar o tema para sua escola e desenvolver parcerias para ações preventivas contínuas. Além de instrumentalizar o professor, a formação online estimula que o docente se preocupe em desenvolver o senso crítico dos jovens e a tratar as drogas considerando seus contextos socioculturais.
Você pode obter mais informações sobre os cursos em Educação sobre Drogas, acessando a página da Fundação CECIERJ. Esses cursos são oferecidos 3 vezes ao ano, de forma intercalada. Assim, novos cursistas possam participar das formações.
Ao entrar na plataforma, você verá logo de início a opção “Cursos gratuitos de atualização”. Leia o edital (regras de inscrição e realização de cada curso) e se inscreva no que preferir. Mas lembre-se: você deve ter certeza que poderá acompanhar o curso online antes de confirmar sua inscrição. Dedique, pelo menos, dois dias na semana para participar (no horário que for mais flexível para você). Assim você evita abandonar a formação e o desperdício das verbas públicas dedicadas à formação de professores. Sejamos conscientes e solidários!
Para mais informações sobre os cursos sobre drogas e demais formações, clique em https://www.cecierj.edu.br/extensao/
Confira! Se inscreva e participe!
Aguardamos vocês!
ABRAMD EDUCAÇÃO RIO
Os Encontros da ABRAMD Educação Rio são iniciativas organizadas por profissionais de Ensino e Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro filiados a ABRAMD – Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas (https://www.abramd.org/). Trata-se de um encontro aberto a todos os professores e agentes educativos do Estado do Rio de Janeiro e para convidados de outros estados. A proposta é que esses profissionais possam ter um dia para dialogar sobre seus anseios e dúvidas quanto a tema. Assim, é possível conhecer suas realidades e acolhe-los.
Um dos propósitos da Abramd é levar o debate do tema drogas para diferentes espaços, partindo de uma perspectiva científica plural e ética nas diferentes instâncias da sociedade civil e do governo; Dentre esses espaços, reconhecemos a escola como ambiente em potencial para estimular práticas preventivas. E é exatamente nesse momento que surge a Abramd Educação.
Sendo realizado em São Paulo há alguns anos, em agosto de 2019 foi a vez do Rio de Janeiro. A Abramd Educação chegou ao Rio de Janeiro com força total. Um dia que os profissionais se uniram e conversaram sobre drogas sem opressão e medo, levando o debate para as escolas públicas e suas comunidades.
O primeiro Encontro Abramd Educação Rio contou com presenças importantes, como a das pesquisadoras Dra. Tatiana Amato (Abramd Educação SP) e Dra. Liana Romera (Abramd ES). Prestigiando o Rio de Janeiro, o evento também teve as presenças do psicólogo André Dehous, da SEMED de Angra dos Reis (RJ), do psicólogo Cláudio Cruz e outros representantes da SEMED/RJ e da Pesquisadora Simone Monteiro, da Fundação Oswaldo Cruz. Cada um desses convidados ministrou uma oficina para os profissionais e estudantes que se interessaram pelo tema. Todas as parcerias voluntárias, oferecendo a você, professor, acolhimento com qualidade.
Na fotografia abaixo, parte da Equipe da Abramd Educação SUDESTE, organização maior que engloba os quatro eixos Abramd Educação regionais.
No Rio de Janeiro, o Encontro Abramd Educação Rio acontece bianualmente, como já ocorre em São Paulo. Devido a Pandemia de COVID-19, a segunda edição da Abramd Educação Rio (2021) foi realizada de forma remota, pelo espaço virtual da UERJ. O evento ocorreu junto com a I Jornada Educação e Drogas do GPED/UERJ e contou com a presença da Professora Dra. Ana Magaldi (EDU/UERJ), das pesquisadoras Júlia Bernardo e Helena Albertani (Abramd Educação São Paulo) e com os pesquisadores Dr. Francisco Coelho e Ms. Vinicius Motta da Costa (SEEDUC/RJ e GPED/UERJ).
No ano de 2022, no dia 4 de junho, ocorreu nosso III Encontro Abramd Educação Rio, em parceria com a II Jornada Educação e Drogas do GPEDUERJ. No evento, contamos com a presença da pesquisadora e TO Marcella de Oliveira (Abramd Educação SP) e pesquisadores em Educação e Drogas no Estado do Rio de Janeiro, como os pesquisadores Marcos Veríssimo e Yuri Motta (PSICOCULTUFF) e o Historiador Gustavo Maia (Cannabis monitor), além de outros profissionais abramdianos, como a vice-diretora da Abramd, a psicóloga Karina Mesquita (Abramd Clínica) e o professor Vinicius Motta da Costa (Abramd Educação Rio). O evento ocorreu no CE Professora Antonieta Palmeira e reuniu mais de 100 participantes de escolas públicas, privadas, licenciandos e estudantes dos cursos de formação de professores nível ensino médio. Poesia, teatro, música, massagem e bate-papo centrado na Redução de Danos. Mais um ano de resistências que deixará boas lembranças, retomando os trabalhos presenciais antes da Pandemia.
Abaixo algumas memórias do nosso III Encontro Abramd Educação Rio:
Em parceria com a Abramd Educação sudeste, nossa rede Educação sobre Drogas manterá sempre que possível o evento de forma gratuita e no espaço de uma escola pública. Essa é nossa missão! Se gostou da proposta, você pode inscrever a sua escola para a próxima edição. Que tal?
Você pode conhecer mais sobre a Abramd, clicando no endereço:
https://www.abramd.org/
JORNADA EDUCAÇÃO E DROGAS – GPED/UERJ
A Jornada Educação e Drogas é uma iniciativa coordenada pelo Grupo de Pesquisa Educação e Drogas (GPED) da UERJ. Ela tem a intenção de congregar pesquisadores da Educação sobre Drogas e temas correlatos para avaliar, problematizar e debater o cenário da Educação sobre drogas no Estado do Rio de Janeiro e outros Estados. A ação é uma iniciativa extensionista do GPED, mas conta com os parceiros da grande rede Educação sobre Drogas, tais como o GIEESAA, a Abramd e a Fiocruz. O encontro é aberto aos professores, profissionais de ensino, pesquisadores e profissionais liberais integrados com a temática nas escolas e outros espaços educativos.
A I Jornada Educação e Drogas aconteceu durante a Pandemia de COVID-19, nos meses de abril, maio e junho de 2021 (um encontro por mês), sendo remoto e concomitante ao II Encontro Abramd Educação Rio. A Professora Dra. Ana Magaldi (EDU/UERJ), as pesquisadoras Júlia Bernardo e Helena Albertani (Abramd Educação São Paulo) e com os pesquisadores Dr. Francisco Coelho e Ms. Vinicius Motta da Costa (SEEDUC/RJ e GPED/UERJ) marcaram presença.
Você pode conhecer mais sobre o que rolou na I Jornada e os temas debatidos, acessando o canal do GPED no youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCmVi5DbDUScEl_q6jlycAJw